Vou tentar antes dizer quais as ferramentas são necessárias:
- 4 arruelas para parafusos de 6mm
- Jornal para diminuir a sujeirada de óleo
- Chave L 8mm
- Chave L 10mm
- Chave combinada 10mm (chave combinada é a chave mais comum, de um lado boca e do outro estria)
- Chave Allen de qualquer medida só para travar o conjunto de engrenagens
- Chave de fenda média
- Chave combinada 12mm se quiser retirar o óleo para trabalhar com a moto em pé.
- Chave combinada de 24mm, para facilitar o serviço o ideal é chave de caixa de 24mm

obs: Se você puder substituir a chave allen que seria para travar o motor por algum pedaço de alumínio ou bronze, quanto menos resistente o material que for prensado contra o aço das engrenagens, melhor.
O primeiro passo é esgotar o óleo do motor ou se não quiser retirar o óleo, basta deitar a moto no chão para o lado esquerdo, antes certifique-se de que não há muita gasolina no tanque para evitar que derrame, mesmo com a tampa em bom estado, pode sair um pouco de gasolina pelo furo da chave, pois ela ficará bastante tempo deitada. Lembre-se também de fechar a torneirinha do tanque, ou derramará gasolina pelo respiro do carburador.

Comece removendo com chave L 8mm, os parafuso das duas mangueiras do radiador, coloque uma bacia embaixo, pois escorrerá óleo. Gire o parafuso de ajuste da embreagem que fica no manicoto, no sentido horário para deixar a embreagem baixa e facilitar que se solte o cabo de embreagem da alavanca que fica na tampa. Solte também o tubo cromado de passagem de óleo que fica na parte de cima da tampa, use a chave combinada 10mm. Cuidado para não perder as duas arruelas de bronze.

Com a L 8mm remova todos os parafusos da tampa (exceto do filtro de óleo). Após isto, pise na alavanca de freio para que a tampa tenha espaço para sair, retire a tampa com cuidado e sem usar chaves de fenda nas beiradas para não ferir a carcaça e nem a junta. Se a tampa estiver colada, acione a alavanca de embreagem com a mão mesmo que ela descolará, puxe agora a tampa na parte da frente do motor que é para ela se soltar do guia. Se a tampa sair com a junta inteira, não será necessário trocá-la, se já houver uma vazamento ou se rasgar/ferir a junta, não pense duas vezes: troque-a. Se ainda assim houver dificuldades em remover a tampa, apoie chaves apenas nas parte da tampa onte tem orelhas para isso, nunca nas partes tem que contato com a junta.

Folgue os 4 parafusos da embreagem alternadamente para remover a placa de embreagem, retire essa peça pontuda que fica no meio (pino de acionamento da embreagem), é só puxá-la. A alavanca de embreagem atua em cima dela. Repare na tampa como é o seu funcionamento.

Após retirar os 4 parafusos, consiga 4 arruelas para eles e recoloque os parafusos no lugar com as arruelas e as molas da embreagem, para que as molas pressionem os discos e seja possível retirar a porca principal de sustentação do conjunto. Pressione os parafuso só até encostar mesmo. Com os parafusos de volta no lugar, vai ficar esse espaço para colocar a chave de 24mm na porca principal, como na próxima foto.

Essa é a parte mais chata. É possível que você precise de uma mão de força para colocar na chave a aumentar a alavanca, pois esse parafuso recebe um aperto bem legal. Observe que na foto eu coloco uma chave allen entre as engrenagens da carcaça da embreagem e o eixo primário do virabrequim. Essa chave allen faz com que o motor não gire quando você forçar o desrosqueio da porca principal da embreagem. Force no sentido anti-horário para remover a porca, se a embreagem patinar e você não conseguir retirar a porca, vai precisar da chave de fenda, você vai colocá-la lá atrás depois do último disco de embreagem, mas não é no último disco de embreagem, é entre a carcaça da embreagem e o platô (no manual de peças ele chama de placa de pressão da embreagem). Dê umas pancadinhas de leve só para fincar a chave de fenda, ela vai aumentar a pressão entre os discos e o conjunto não patinará quando você for retirar a porca central.

Depois de remover a porca principal, retire os 4 parafusos das molas e retire o conjunto completo da embreagem.

Se você é marinheiro de primeira viagem, observe toda a desmontagem bem atento para não ficar em dúvidas na hora de montar. Na porca principal vão duas arruelas e dentro da carcaça da embreagem tem outra arruela (vai vê-la quando retirar os discos de embreagem. Nessa imagem explodida do conjunto de embreagem você entenderá bem a ordem das peças para uma montagem sem dúvidas.

Caso você tenha um paquímetro e queira medir a espessura dos discos, os valores limites são 2,69mm. A espessura do disco novo varia de 2,92mm a 3,08mm. As molas entram em fadiga também, principalmente nas motos de trilha já que os pilotos vivem agarrados na embreagem. O seu comprimento livre é de 35,6mm e seu limite de uso é em 34,8mm. Se você não tiver um paquímetro para medir esse comprimento, eu recomendo trocá-las sem pestanejar já que custam tão pouco. São 4 molas e cada uma na autorizada Honda custa R$ 1,70.
Remonte o conjunto da embreagem nessa ordem: Apoie a carcaça da embreagem virada para cima em alguma superfície, coloque a arruela no centro e o platô, vá colocando alternadamente disco de embreagem e disco separador, como é mostrado na imagem, depois de feito isso, recoloque o conjunto no lugar e agora vamos ao processo inverso ao da desmontagem.

Coloque as molas novas e os parafusos com porca para fixar a embreagem, coloque aquela chave allen para travar o giro do motor, agora na parte de cima da engrenagem. Coloque as duas arruelas da porca principal e aperte a porca, se a embreagem patinar, use a dica da chave de fenda que ensinei lá em cima no momento da remoção. Caso você tenha um torquímetro a sua disposição, o torque de aperto deve ser de 10,8kg.m ou 108N. Caso você não entenda isso e quer ter uma idéia do aperto, isso equivale a dizer que em um braço de alavanca de 1 metro de comprimento, você pÕe uma passa de aproximadamente 10kg, se a tua chave tem um comprimento de meio metro, você aplica o dobro (20kg).

Se você estiver fazendo tudo isso sozinho, tem umas maneiras de conseguir apertar essa porca mais fácil. Observe a próxima foto. Com a mão direita eu dou o aperto, com a esquerda eu estou garantindo que a chave está bem apoiada, e com o dedão da mão esquerda eu estou segurando a chave allen até que ela fique firme por ela mesma quando eu começar o aperto.

Agora trave a porca com uma chave de fenda ou algo que sirva para bater e que tenha alguma ponta, não sei se está bem visível para vocês na foto mas a porca tem uma "saia" e o eixo onde ela é rosqueada tem uma reentrância, como se fosse um encaixe de chaveta. Bata neste ponto para que a saia entre nessa reentrância, travando a porca, impedindo que ela folgue.

Retire os parafuso das molas novamente para você colocar a placa da embreagem, Recoloque a placa da embreagem na posição que está na foto, com o rolamento exposto para fora. Nesses parafusos não se dá muito aperto, as próprias molas impedem que eles folguem.

Depois coloque o pino de acionamento da embreagem (o lado mais comprido para dentro).

Está pronto, mas antes de recolocar a tampa, observe o braço de acionamento da embreagem pelo lado de dentro da tampa, repare que há uma mola de retorno. Gire o braço de acionamento da embreagem até a mola encaixar e vocÊ sentir que o braço quer retornar, pronto, a tampa deve ser colocada no lugar dessa forma. Pise na alavanda de freio e com cuidado vá encaixando a tampa no lugar, observe os guias e a junta para não machucar. encaixe a tampa por igual. Se ela não quiser encaixar do lado da embreagem, mova a alavanca de embreagem para cima ou para baixo até sentir que encaixou. Do lado direito observe o encaixe da saída da bomba de óleo na tampa. Nunca force nem bata com nada, a não ser com as mãos, a tampa encaixa fácil se estiver colocando-a da maneira correta.

Recoloque os parafusos da tampa, e para quem tiver dúvidas quanto aos diferentes tamanhos de parafusos, é só observar a imagem explodida abaixo. Os parafusos da tampa não recebem muito aperto, lembre-se do quanto que você usou de força para removê-los, o torque de aperto deles não achei no manual.

Por fim, coloque o cabo de embreagem e ajuste a folga no manicoto. Parafuse as mangueiras do radiador. Recoloque o parafuso do tubo cromado de óleo que fica na parte de cima da tampa. Lembre-se que há duas arruelas de bronze, uma em cima e outra embaixo. Agora é só colocar óleo no motor (caso não tenha realizado o serviço com a moto deitada).

Se sobrar alguma peça me dá que eu boto na minha XR 200 pra ver se ela corre mais hahahhahahaahahha